CMS October, alternativa auto-hospedada VS WordPress

Se você nunca ouviu falar o CMS October é um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em PHP que se esforça para ser simples, onde outros CMSs são complexos. Minimizar a desordem e facilitar a produtividade é o nome do jogo aqui, e é uma das coisas que me chamou a atenção. Além disso, é baseado no Laravel , portanto, certamente será apreciado por desenvolvedores familiarizados com o framework.

Eu ouvi sobre isso pela primeira vez há alguns anos atrás, quando foi lançado inicialmente e pretendia dar uma olhada desde então.

October vem amadurecendo e demonstrando muita estabilidade e facilidade, como estou utilizando ele em um projeto essa é a melhor hora para eu comparar com o WordPress.

Instalação

Para instalar october, você precisará fazer o download do instalador no site de october . Após descompactar o instalador e soltá-lo na raiz do seu site, você também precisará criar um banco de dados MySQL; nesse ponto, poderá iniciar o processo de instalação.

Instalação em outubro

Vale ressaltar que october é muito mais rigoroso em seus requisitos de servidor que o WordPress, com a maior diferença sendo que ele requer PHP 7 ou superior.

Embora os desenvolvedores provavelmente apreciem o fato de que eles poderão tirar o máximo proveito dos recursos mais modernos do PHP, a exigência do PHP 7 também não será um iniciador para usuários que estão presos em hosts que usam versões mais antigas do PHP.

Vencedor: October e WordPress facilitam a instalação e o funcionamento. No entanto, prefiro a abordagem adotada pelo WordPress, mostrando uma coisa de cada vez e mantendo as coisas o mais simples possível. Você também pode pular partes da instalação com o WordPress editando manualmente o arquivo wp-config.php.

Uso

Ao entrar no painel pela primeira vez, a primeira coisa que notei foi que é muito diferente em comparação ao WordPress:

Tela de boas-vindas de outubro

October pretende ser um CMS simples e livre de desordem, e mostra isso. Existem apenas três itens de menu de nível superior: CMS, Mídia e Configurações. A guia CMS é onde você irá criar e editar páginas, assim como parciais e layouts (mais sobre isso mais tarde).

A edição de uma página revela duas guias – Marcação e Código. A guia Marcação é onde você inserirá o conteúdo HTML e de texto da página (sem editor WYSIWYG aqui) e a seção de código PHP .

A guia Mídia é semelhante à Biblioteca de mídia do WordPress, um local centralizado para carregar e armazenar sua mídia. Ele suporta uploads em massa, pastas personalizadas e classificação de mídia por tipo de mídia. Ao instalar o plug-in Drivers de october , você também pode configurar o gerenciador de mídia do october para armazenar arquivos no Amazon S3 .

Guia Mídia de outubro

Mergulhando na guia Configurações, fica claro que o october oferece um alto nível de personalização, possivelmente excedendo o que é possível com o WordPress pronto para uso. No october, você pode alterar a aparência dos editores de texto, modelos de email e praticamente tudo o mais sobre o CMS diretamente da página de configurações.

Vencedor: Eu realmente gosto de alguns aspectos do WordPress e do october, e acho que um CMS perfeito combinaria elementos de ambos. Embora o october seja definitivamente adequado para desenvolvedores, acho que clientes menos técnicos provavelmente terão problemas com a criação e edição de conteúdo. Se seu cliente é leigo certamente o vencedor no uso do cms sera o WordPress agora se ele utilizar o WordPress com facilidade e já conhece a estrutura sem duvida o vencedor sera o October, então declaro EMPATE.

Arquitetura principal

October usa a crescente estrutura PHP do Laravel na maior parte de sua arquitetura principal, enquanto o WordPress meio que criou sua própria estrutura ao longo dos anos. Também a maioria está de acordo com PSR-2 padrões de codificação, o que ajuda a manter a base de código limpo e consistente.

E como mencionei antes, october requer o PHP 7 como a versão mínima do PHP. Este é um grande salto em frente, mesmo quando comparado a outros sistemas de gerenciamento de conteúdo mais modernos, e significa que october será imensamente mais rápido e terá acesso aos novos recursos do PHP .

Vencedor: October. Como está usando a estrutura PHP do Laravel e possui o PHP 7 como a versão PHP mínima suportada, october tem uma arquitetura principal melhor do que o WordPress.

Temas

October adota uma abordagem diferente dos temas. Embora existam temas pré-criados que você pode instalar como no WordPress, a verdadeira mágica está nos layouts e nas partes do october. Ele usa o mecanismo de modelagem Twig , é fácil criar temas que usam dados dinâmicos.

Para criar um tema, vá para a guia CMS e crie um novo layout. Isso terá o HTML e as tags de modelo Twig necessárias para renderizar a página.

Editor de layout de outubro

Você pode ter vários layouts e layouts diferentes para uma página enquanto edita uma página. Se você tiver elementos usados ​​várias vezes em um layout ou em vários layouts diferentes, poderá criar um parcial.

Vencedor: O WordPress vencerá se você estiver procurando por um tema pré-fabricado, mas o sistema de layout e o mecanismo de modelagem de October são muito superiores. Como Desenvolvedor o real vencedor neste caso por ser extremamente personalizável e deixar qualquer pagina com uma aparência singular sera o October.

Plugins

Assim como o WordPress, october tem um repositório de plug-ins integrado que você pode acessar no painel para baixar novos plug-ins. Com menos de 500 plug-ins, ele não consegue acompanhar a enorme quantidade disponível para o WordPress, mas o Marketplace do October é bem organizado e oferece plug-ins gratuitos e pagos.

Vencedor: WordPress. Como possui mais de 50.000 plugins, é impossível não encontrar um plug-in que faça o que você está procurando. Mas tenho que elogiar a maneira como o October integra perfeitamente plugins pagos e gratuitos no repositório oficial.

Os campos personalizados

Não há como adicionar campos personalizados ao October imediatamente, então você precisará confiar nos plug-ins existentes ou criar seu próprio plug-in. Os campos personalizados também não são ótimos para o WordPress, mas pelo menos há uma maneira de adicionar campos personalizados básicos por meio da interface do usuário e ótimos plug-ins como Advanced Custom Fields .

Vencedor: WordPress. Mesmo que os campos personalizados não sejam o ponto forte do WordPress, pelo menos há uma interface do usuário básica e plug-ins como o ACF.

SEO

October e WordPress facilitam a configuração do formato de URL para links permanentes compatíveis com SEO. October também possui plug-ins de SEO como SEO Extension e SEO Manager para gerenciar meta tags, redirecionamentos 301 e indexação de robôs.

Vencedor: Empate! Tanto o October e o WordPress, tem URLs e plugins de SEO amigáveis ​​para adicionar funcionalidades adicionais.

Comércio Eletrônico

Esta é uma área em que o WordPress tem sido consistentemente um corte acima do resto quando comparado a outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. Embora o WordPress não tenha nenhuma funcionalidade de comércio eletrônico embutida, existem plugins de comércio eletrônico incrivelmente populares que oferecem toneladas de suporte inicial e de terceiros.

October também possui vários plugins de comércio eletrônico, sendo o mais popular o JKShop . O JKShop parece robusto, com suporte para mais de 30 gateways de pagamento e integração de impostos / remessas. No entanto, com apenas 218 projetos usando o JKShop, ele não é exatamente testado em batalha em comparação com alguns dos plugins de comércio eletrônico do WordPress, e as integrações de terceiros levarão algum tempo para serem realizadas.

Vencedor: WordPress. Com milhões de sites usando o WordPress para comércio eletrônico, quase sempre haverá mais plugins e extensões de plugins existentes que tornam muito mais fácil a configuração de qualquer tipo de loja.

Documentação

October tem documentação de texto e documentação da API que são fáceis de ler e navegar. Parece estar bem documentado e não tive problemas para encontrar o que precisava.

Documentação de outubro

Em comparação, a documentação do WordPress parece um pouco fragmentada e há vários lugares para obter diferentes tipos de informações. Existe o codex principal, a referência do desenvolvedor e os manuais.

Vencedor: October. Eu gosto de como tudo é fácil de encontrar, pois está tudo em um só lugar.

Preços e Licenciamento

October é de código aberto e usa a popular licença MIT para a plataforma principal. Esta é uma licença menos restritiva que a licença GPLv2 que o WordPress inclui. Essencialmente, os projetos licenciados do MIT não exigem que os projetos modificados sejam redistribuídos com a mesma licença, enquanto a licença GPL exige que os projetos modificados sejam redistribuídos com licenças GPL.

Os plug-ins gratuitos no Marketplace de October também usam a licença MIT, enquanto os plug-ins pagos vêm com uma licença Regular ou Estendida . Essas licenças essencialmente limitam a redistribuição dos plug-ins pagos, o que pode ser uma coisa boa ou ruim dependendo da sua perspectiva. No entanto, não há nada que impeça que desenvolvedores de plug-ins pagos do WordPress façam a mesma coisa com o WordPress.

Vencedor: Empate. Outubro e WordPress são de código aberto e grátis!

Conclusão

Foi realmente interessante finalmente conferir o CMS October. É óbvio que o CMS amadureceu nos anos desde o lançamento e, definitivamente, posso ver por que alguns podem preferir o WordPress. O Marketplace do October parece sólido e parece que, com tempo suficiente, sera realmente superior ao “WordPress” (quem ganha a Batalha não é o cms e sim o plugin woocommerce).

Um CMS que está fora da caixa dos demais, em meu ponto de vista esta mais para criação de sistemas web do que para um cms de criação de sites e blogs.

Você já usou o October para algum projeto antes? Curtiu? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

0 Reviews

Write a Review

Rodrigo Rangel

Read Previous

TypeScript com funções Promises, Async / Await e Generator

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat